Associação2017-12-04T13:46:22+00:00

Conheça a ANEA

A nossa Missão é tornar as condições de vida dos portadores de espondilite anquilosante cada vez melhores.

A Associação Nacional da Espondilite Anquilosante é constituída por pessoas que sofrem de EA, seus familiares, médicos interessados nesta patologia, fisioterapeutas e outros quadros da Saúde.

Sendo uma associação de interajuda, a ANEA colabora, também, e de modo empenhado, com todos os profissionais ligados à saúde que investigam ou preparam trabalhos científicos sobre qualquer aspeto desta doença.

Todavia, a primeira ambição da associação é ser veículo de ajuda e de apoio às pessoas que têm de enfrentar a doença. Uma ajuda planeada e exercida na dupla vertente, médica e social.

Somos uma associação cívica de saúde constituída por pessoas que se organizaram para se protegerem por interajuda e/ou fomentarem um melhor conhecimento da doença de que partilham riscos e preocupações.

A Associação Nacional da Espondilite Anquilosante (ANEA) tem como objetivo principal o apoio médico, social e pedagógico e a promoção e prestação de cuidados de saúde aos doentes que sofrem desta patologia e de outras espondilartropatias. O seu âmbito de ação estende-se a todo o território nacional (Continente e Regiões Autónomas).

A população alvo potencialmente abrangida é de 50 000 a 80 000 espondílicos (0,05% a 0,08% da população, segundo as últimas estimativas de especialistas internacionais).

A ANEA tem fomentado a prestação de cuidados de saúde aos portadores de espondilite anquilosante, com forte incidência nas localidades onde estão localizadas a Sede e os Núcleos Regionais.

Procuramos o fortalecimento da interligação com os Ministérios da Saúde e do Trabalho e da Solidariedade Social, Instituto Nacional de Reabilitação, bem como com outras associações nacionais de doentes ou deficientes e com as nossas congéneres internacionais, de modo a que em conjunto, mais e melhores serviços possam ser prestados aos nossos associados.

Um objetivo importante da associação é ainda a divulgação da doença e das suas características

Este é um espaço, agora renovado, de divulgação e discussão de temas relacionados com a saúde e em particular uma doença, a espondilite anquilosante, e de diálogo da ANEA (Associação Nacional da Espondilite Anquilosante) com os seus associados e com o público em geral, na prossecução dos objetivos específicos de uma associação de doentes e no exercício mais geral da cidadania.

A ANEA é uma associação de pessoas portadoras da uma doença crónica, a espondilite anquilosante, e de familiares e amigos destas pessoas, visando um melhor conhecimento da doença, das suas incidências na vida quotidiana e profissional, contribuindo assim para que haja uma melhor aprendizagem de como (con)viver com a doença, já que de uma doença crónica se trata.

Um objetivo importante da associação é ainda a divulgação da doença e das suas características, no sentido de que o seu melhor conhecimento por parte da população em geral, para além da classe médica, possa contribuir para um diagnóstico precoce, no início do seu desenvolvimento, o que é essencial para um melhor controle da evolução da doença, limitando, dentro do que a doença o permitir, a sua evolução, a dor e as lesões e deformações irreversíveis.

Este sítio insere-se nesses objetivos gerais da ANEA, constituindo:

  1. Um espaço de divulgação pública dos temas relacionados com a doença, suas características e implicações habituais na vida quotidiana e profissional dos portadores da mesma;
  2. Um espaço de informação e aprofundamento do conhecimento da doença por parte dos cidadãos portadores da doença;
  3. Um meio de divulgação das atividades da Associação e de outras organizações, relacionadas com a saúde e em particular com a espondilite anquilosante e outras doenças reumáticas.

Contamos com as contribuições de associados e outros interessados para que este objetivo seja atingido.

Uma associação criada pelos doentes, para os doentes.

Fundação

desde 1982

Não se conformando com o atraso do diagnóstico da sua doença e com a perda dos melhores anos para a prevenção e minimização das consequências incapacitantes, decidiram criar o então Núcleo de Espondilite Anquilosante (NEA), na altura inserido na Liga Portuguesa dos Deficientes Motores. A sede deste Núcleo começou a funcionar em instalações do Centro de Medicina Física e de Reabilitação de Alcoitão.

Evolução

de núcleo a associação

Em 1987 o Núcleo de E.A. torna-se autónomo e passa a sua designação para ANEA, é aceite neste mesmo ano como membro de pleno direito do Conselho Nacional de Reabilitação

Atualmente

sede nacional

Com direção clínica da Médica Fisiatra Dr.ª Suzana Freire d’Andrade, para doentes com a nossa patologia, situada na Rua de Platão em São Domingos de Rana. Constituído por onze Núcleos Regionais (Lisboa, Leiria, Coimbra, Ovar, Porto, Braga, Ponte de Lima, Vila Real, Viseu, Cova da Beira e Algarve), os quais funcionam em instalações cedidas por outras entidades.

  • Autocarros:  479 e 475 da empresa Scotturb
    Comboio: estação Oeiras da empresa CP
    GPS: coordenadas 38.702946, -9.346266