Fisioterapia EA
A EA pelo facto de atingir essencialmente a coluna vertebral e as articulações sacroilíacas, pode provocar alterações posturais graves em flexão com perda da mobilidade podendo evoluir para a fixação das articulações (anquilose), resultando numa diminuição global da funcionalidade.
A fisioterapia através duma intervenção individual e/ou em grupo, impede ou interrompe o curso progressivo das deformidades posturais e das suas consequências, promovendo o aumento da mobilidade global impedindo a fixação da coluna numa posição de flexão, além da diminuição da dor e da fadiga.
Intervenção Individual
Utiliza técnicas de massagem, mobilização e estiramento dos tecidos moles e de posturas de alongamento, promovendo a libertação das zonas mais retraídas, com vista à obtenção de um aumento da amplitude de movimentos, permitindo uma maior mobilidade dos membros contribuindo para a correção da postura.
Intervenção em Grupo (Classes de EA)
Utiliza técnicas de alongamento, mobilização e fortalecimento muscular através e exercícios ativos em ginásio e/ou piscina terapêutica, permitindo a manutenção de um nível adequado de mobilidade e a melhoria da tolerância ao esforço e fadiga.
A fisioterapia tem como objetivo promover a funcionalidade garantindo uma melhoria da qualidade de vida dos indivíduos com EA com vista à satisfação dos utentes, eficiência e eficácia dos tratamentos.